Total de visualizações de página

A dificuldade dos Jovens Bonjesuenses

O momento mais importante na vida do jovem bomjesuense se resume da seguinte forma: Ao completar dezoito anos, mochila nas costas, pé na estrada e seja o que Deus quiser!

O fato que merece TOTAL atenção é esta evasão de nossos jovens, isso é muito sério!

Em outras cidades com maior desenvolvimento, o ainda estudante, se prepara para prestar vestibular e ingressar numa faculdade ou universidade, devido à condição de instalações públicas ou dos pais e a família em poder arcar com tal investimento, este jovem terá sem dúvida, um futuro brilhante.

Já os jovens bonjesuenses serão meramente mão-de-obra para suprir a demanda do crescimento.
Todos os anos, ao terminarem os estudos, compreendendo o primeiro e o segundo graus, (porque em alguns casos, muitos saem da escola para trabalhar), se vêem obrigados a traçarem um caminho para fora da cidade, longe de sua família, longe dos seus amigos, (eles serão arrancados dos seus mundos e jogados aos abutres).

Justamente no momento em que estão aptos a responderem por sua maioridade e liberdade, sem nenhum conhecimento específico ou técnico como diferencial, formarão filas e farão parte das estatísticas de desemprego nos grandes centros urbanos, "onde o filho chora e a mãe não vê". (Falo isso com conhecimento de causa).

Mais um lar desfeito
Este ou esta jovem bonjesuense, ambos criados nos padrões locais, tementes a Deus e respeitadores da moral e dos bons costumes, nunca mais voltaram para o leito de sua família. Se e quando voltarem, serão outras pessoas, um oposto do que seriam vivendo em bom jesus do galho. Longe, eles terão que reaprender os valores da vida, viverão num ambiente totalmente inverso ao mundo que conheceu, perderão as suas liberdades e espontaneidades, adotarão uma nova postura, mais defensiva e oprimida, se adaptarão ao meio em que viverem.

Habitantes em Bom jesus do Galho com idades que variam de
15 a 19 anos formam um total de 1.274 pessoas
Masculinos total = 661 pessoas
Femininos total = 613 pessoas

O que fazer para mudar este quadro?

Fonte: IBGE, Censos e Estimativas

CPT - Centro de Produções Técnicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar este assunto.

Postagens mais visitadas