Total de visualizações de página

Potencial Produtivo do Vale do Rio Doce



Uma nova fronteira mineral reforça o potencial produtivo do Vale.
Serão criados de 20 mil e 40 mil empregos na região.
A Construção de um Minerotudo.


Município de Guanhães, no Vale do Rio Doce, onde a GME4, dona de ativos minerários em vários locais do país, descobriu uma nova fronteira mineral, com reservas estimadas em 400 milhões de toneladas em uma única mina. Só para comparar, a mina de Brucutu, da Vale, em São Gonçalo do Rio Abaixo, na Região Central de Minas, tem reservas de 730 milhões de toneladas de minério de ferro.
O projeto de Guanhães está focado em 17 de um total de 157 áreas distribuídas em 30,5 mil hectares. “Os teores de ferro são superiores a 40%”, afirma o geólogo João Carlos Cavalcanti, sócio da GME4.

Mineroduto
Além de explorar minério no município, a ideia é construir um mineroduto ligando a cidade a um porto que será instalado no Espírito Santo. Cavalcanti diz que ainda não há estimativas do investimento necessário para a empreitada, mas acredita que serão criados de 20 mil e 40 mil empregos na região. Só para comparar, Guanhães tem hoje cerca de 30 mil habitantes. Segundo ele, as vagas de trabalho serão geradas na construção de um minerotudo, de um ramal ferroviário e nas usinas de concentração e de pelotização de minério, sem contar a atração de empresas de prestação de serviço para o empreendimento

Uma Reserva equivalente
Em julho de 2008, foi descoberta, no município de Rio Pardo de Minas, de 28,2 mil habitantes, no Norte de Minas, uma jazida de minério de ferro com reserva estimada em 10 bilhões de toneladas. As reservas da área são equivalentes às do quadrilátero ferrífero mineiro, que abrange a região metropolitana e municípios do Vale do Aço como João Monlevade e Itabira.
Saiba mais, leia a matéria completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar este assunto.

Postagens mais visitadas